Nas eleições deste ano, 354.184 eleitores no exterior terão a oportunidade de escolher o próximo presidente do Brasil. Este número é 77% maior em relação às últimas eleições gerais, de 2010, quando 200.392 brasileiros participaram do pleito.
Os números foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE), responsável por organizar a votação fora do Brasil com o apoio das representações diplomáticas brasileiras no exterior.
Os EUA lideram a lista dos países com mais eleitores brasileiros: 112.252. O Japão aparece em segundo, com 37.638. Portugal está logo atrás, com 30.910. Itália (21.168) e Alemanha (18.113) completam a lista dos cinco mais.
Os eleitores estão em 120 países ao redor do mundo. Serão, ao todo, 1.033 seções eleitorais, organizadas com a ajuda de missões diplomáticas e repartições consulares.
Em Miami, número de inscritos mais que dobrou
Os eleitores brasileiros nos EUA estão cadastrados nos consulados de 10 cidades: Miami, com 22.294 eleitores; Nova York, com 21.140; Boston, com 18.181; Houston, com 11.193; Washington, com 10.575; Atlanta, com 7.811; São Francisco, com 7.606; Los Angeles, com 6.222; Chicago, com 4.877; e Hartfort, com 2.253.Lisboa e Londres têm também um grande número de eleitores, com respectivamente 17.286 e 16.926. O total de inscritos em Miami engloba brasileiros que residem na Flórida, Porto Rico e Ilhas Virgens. Em 2010, Miami havia 10.233 inscritos, o que significa que o número mais que dobrou nas eleições que estão por vir. Do total de inscritos em 2010, 4.383 compareceram às urnas.
Até o momento, no entanto, o consulado de Miami tem 16.800 títulos disponíveis que ainda não foram retirados. Alguns deles estão lá desde 1994. Eveline Saraiva Reiner está na lista. “Havia me esquecido completamente, fiz essa transferência no ano passado quando precisei renovar o passaporte”, disse ela.
Além da repartição em Miami, os títulos poderão também ser entregues aos titulares nas missões itinerantes, mediante pedido prévio do interessado, informa o Consulado.
Prazo para alistamento eleitoral terminou em maio
A paulistana Fabiana Stroeter acabou de tirar o visto para vir para Miami, onde fará mestrado na Florida International University. Assim que obteve a resposta do seu visto, Fabiana foi em busca de informações para a transferência de seu título de eleitor para Miami, para poder exercer a cidadania em outubro. No entanto, ficou frustrada: o prazo para a transferência do título já havia terminado.Conforme estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para alistamento eleitoral, regularização ou transferência de título de eleitor terminou no dia 7 de maio, tanto no Brasil como no exterior.
“Fiquei muito frustrada ao saber que não poderei votar. Como o meu visto saiu recentemente, não tinha pensado na transferência do título”, relata Fabiana. “Entristece saber que não poderei participar da escolha dos futuros governantes do meu país, pois apesar de estar de mudança para os Estados Unidos, a minha pátria é o Brasil”. Mas o consolo de Fabiana é que ela poderá regularizar sua situação após as eleições.
De acordo com o TSE, só serão aceitos novos pedidos depois da apuração final das eleições presidenciais, programadas para 5 de outubro e, caso haja segundo turno, em 26 de outubro.
Consequências de não comparecimento às urnas
Eleitores que transferiram seus títulos para o exterior têm como obrigação votar ou justificar a ausência de voto somente nas eleições para Presidente da República.
Por ocasião das eleições de 2014, o Consulado-Geral diz que é imprescindível estar com a situação eleitoral em dia para o exercício da cidadania plena e para solicitação de documentos essenciais, como passaporte ou carteira de identidade.
Seção eleitoral em Orlando
Além de Miami, o Consulado-Geral informa que, por ocasião das Eleições de 2014, será aberta seção eleitoral também em Orlando, “no intuito de facilitar o exercício do direito e cumprimento do dever do voto aos brasileiros residentes na Flórida Central ou em localidades próximas à região”, comunicou o órgão. “O Consulado-Geral oportunamente divulgará listas com os nomes dos brasileiros que deverão votar em Miami e daqueles que deverão votar em Orlando, bem como os respectivos endereços onde estarão instaladas as urnas”.Os títulos eleitorais para os votantes em Orlando serão emitidos e estarão disponíveis para entrega antes do pleito ou durante sua realização.
Serviço
Para mais informações e para ver se seu título está disponível, acesse: miami.itamaraty.gov.br ou envie um e-mail para: [email protected].