EUA e Rússia a um passo de um confronto na Síria

Por Gazeta News

hornet_hero_lrg_ flickr
[caption id="attachment_147443" align="alignleft" width="304"] A Rússia disse estar pronta para derrubar qualquer avião estrangeiro nas áreas de operações do Kremlin. Foto: Flickr.[/caption]

Depois que o caça americano F/A-18E Super Hornet derrubou um avião militar sírio de fabricação russa SU-22, após a aeronave supostamente atacar combatentes apoiados pelos Estados Unidos perto da cidade de Raqqa, na terça-feira, 20, a Rússia respondeu ao que considerou uma "agressão" às forças do governo sírio, apoiadas pelo Kremlin.

As autoridades russas não só suspenderam o chamado "canal para redução de conflitos" com os Estados Unidos, criado para evitar possíveis incidentes militares entre os dois países, como ainda disseram que seus militares derrubariam qualquer avião estrangeiro a oeste do rio Eufrates, que consideram área para operações do Kremlin.

Os EUA elevaram recentemente o apoio militar a seus aliados na Síria, num esforço para expulsar o chamado "Estado Islâmico" da cidade de Raqqa, considerada a última fortaleza dos jihadistas no país. "Os riscos de recrudescimento e de confronto direto entre os Estados Unidos e a Rússia aumentaram, e alguns podem até dizer que isso já existe, pois o número de incidentes aumentou", ressalta Jonathan Stevenson, ex-assessor da Casa Branca para assuntos de segurança político-militares, Oriente Médio e África do Norte.

Com informações da Reuters.