EUA e UE devem ter 'coragem' no comércio, diz Blair

Por Gazeta Admininstrator

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, pediu à União Européia e aos Estados Unidos passos "corajosos" e "ambiciosos" para evitar um fracasso nas negociações comerciais que serão realizadas no encontro da OMC (Organização Mundial do Comércio) em Hong Kong, em dezembro.
"Para quebrar o impasse, a União Européia e os Estados Unidos devem ir mais longe nas negociações da área agrícola", disse Blair em um discurso proferido nesta segunda-feira à noite durante um banquete na City, o coração financeiro de Londres.

Blair disse que Washington e a UE precisam cortar subsídios que distorcem o comércio, definir uma data para eliminar subsídios às exportações e limitar o número de produtos sensíveis com proteção adicional.

A redução dos subsídios beneficiaria países como Brasil e Índia, que integram o G-20, segundo o primeiro-ministro britânico.

Liberalização

O G-20 é o grupo liderado pelo Brasil que pressiona por cortes nos subsídios agrícolas dos países desenvolvidos.

Citando novamente Brasil e Índia, Blair disse que esses e outros países em desenvolvimento deveriam em troca cortar tarifas industriais e liberalizar o setor de serviços.

O tom adotado por Blair reflete sua frustração diante do lento progresso nas negociações para a liberalização do comércio internacional.

Como atual presidente do G-8, grupo dos sete países mais industrializados e Rússia, o primeiro-ministro britânico teme que os acordos para reduzir as dívidas externas dos países pobres e dobrar a ajuda à África possam ser prejudicados caso as nações em desenvolvimento não ganhem maior acesso aos mercados do mundo desenvolvido.