EUA enfrenta um tiroteio em massa por dia, diz pesquisa

Por Arlaine Castro

Gun foto Roedy

Com o último tiroteio numa zona rural da Califórnia na terça-feira, 14, onde 5 pessoas morreram, o número de “mass shooting”* ou tiroteio em massa nos Estados Unidos passou para 317 totalizando 403 vítimas fatais somente esse ano até o momento. Além do número de tiroteios, outros pontos que assustam são o número de armas por habitantes e a frequência com os tiroteios em massa ocorrem.

Os Estados Unidos têm a maior taxa de propriedade de armas per capita no mundo, com cerca de uma arma para todos os americanos, segundo dados do Federal Bureau of Investigation (FBI). Os americanos representam cerca de 4,4% da população global, mas possuem 42% das armas de todo o mundo. De 1966 a 2012, 31% dos atiradores em massa de todo o mundo eram americanos, de acordo com estudo de 2015 feito por Adam Lankford, professor da Universidade do Alabama.

Segundo as estatísticas do FBI, são 270 milhões de armas circulando, com uma população atual de mais de 327 mil habitantes, ou seja, quase uma arma por habitante. Estudiosos entendem que a tendência é que esse número aumente ainda mais, principalmente após grandes ataques em massa.

Maior ataque a tiros deixa mortos e feridos em Las Vegas

Os dados do FBI mostram que houve 270 milhões de verificações de antecedentes de armas de fogo desde novembro de 1998 - e o número tem aumentado. As verificações de antecedentes, iniciadas através do National Instant Criminal Background Check System (NICS), não representam o número de armas de fogo vendidas – mas dão uma ideia do interesse em comprar armas em todo o país.

[caption id="attachment_156992" align="alignleft" width="300"] Mais de 270 milhões de armas circulam nos EUA. Foto: RoedyFlickr.[/caption]

Compra de arma aumenta após atentados

Cerca de 3,3 milhões de pessoas tiveram os antecedentes checados em dezembro de 2015, logo após o ataque terrorista de San Bernardino em novembro em que 14 pessoas morreram. O aumento também aconteceu após o que Obama pedir restrições à compra de armas.

O debate sobre direitos e restrições de armas não é novo nos Estados Unidos e ressurge com mais vigor sempre após novos atentados. Em última pesquisa divulgada em abril deste ano pelo Pew Research Center sobre o assunto, 47% dos americanos disseram apoiar a proteção dos direitos das armas e 51% apoiam um maior controle de armas.

Um tiroteio em massa por dia

Um tiroteio em massa por dia (considerando o número de vítimas fatais) e um grande tiroteio em massa a cada dois meses. Esta é a frequência dos últimos anos com que ocorrem, segundo dados do site Gun Violence Archive. Quando se trata de grandes tiroteios em massa (onde mais de quatro pessoas são mortas), houve uma média de apenas 72 dias entre os eventos no período de 2010 a 2017.

Autor do tiroteio era ex-membro da Força Aérea e não dos Marines, confirma US Air Force

Índice por estados

Em 2017, até o momento, Nevada é o estado com maior número de mortes -59. O ataque de Las Vegas em outubro colocou o estado no alto do ranking.

Em segundo vem o Texas que já registra o maior número de vítimas fatais em comparação com anos anteriores – 57 mortes em 2017. Em 2016, foram 39 e em 2015, 45 mortes por tiroteios em massa no estado. Dos mais recentes e piores, o da igreja no dia 5 deste mês, em que 26 pessoas morreram e 20 ficaram feridas – foi o pior da história do estado e aconteceu apenas um mês depois do atentado de Las Vegas.

*Entende-se por tiroteio em massa quandomais de quatro pessoas são mortas num mesmo atentado, segundo o Gun Violence.