O Departamento de Defesa dos Estados Unidos admitiu, na terça-feira(25), que a Força Aérea americana enviou para Taiwan componentes de mísseis nucleares. Segundo o Pentágono, os quatro fusíveis foram mandados, em 2006, por engano, e já estão em posse dos EUA. O governo taiwanês informou os EUA na semana passada sobre a presença do material na ilha.
A Aeronáutica americana deveria enviar baterias de helicóptero para Taiwan, mas em seu lugar foram mandados fusíveis usados para disparar os mísseis. Não havia material nuclear na carga embarcada, segundo autoridades. De acordo com o secretário da Força Aérea americana, Michael Wynne, o caso está sendo investigado.
"Os Estados Unidos estão adotando todas as notificações adequadas, no espírito da sinceridade e da abertura, em um esforço para evitar qualquer mal-entendido", disse Wynee, segundo a rede de TV americana "CNN".
Segundo autoridades, a China foi informada sobre o caso. O governo chinês considera Taiwan como província rebelada e parte de seu território.

