EUA estudam concessão de visto via internet.

Por Gazeta Admininstrator

A secretária de Estado, Condoleezza Rice, disse na quarta-feira(12) que os EUA tratarão de atenuar as condições de entrada de viajandtes no país, mantendo a máxima segurança quanto às suspeitas de terrorismo. Entre as medidas em estudo, segundo Rice, está a possibilidade de solicitação de vistos e realização de entrevistas para concessão de vistos via internet.

Rice disse que estão sendo elaborados estudos para melhorar os trâmites e, eventualmente, muitas pessoas poderão solicitar vistos por meios eletrônicos e realizar suas entrevistas com funcionários consulares através de video conferências. Isso “poderia facilitar drasticamente as coisas para muitos cidadãos estrangeiros que têm problemas”, avaliou Rice.

Ela reconheceu que as medidas de segurança depois dos atentados causaram atrasos e fizeram muitos cidadãos estrangeiros acreditarem que já não eram bem vindos nos EUA. “Temos escutado essas queixas legítimas e estamos fazendo todo o possível para melhorar nossas políticas de vistos e, ao mesmo tempo, mantermos nossa segurança”, concluiu.

Rice participou de uma reunião sobre turismo com o secretário Carlos Gutiérrez, que defendeu que o país deve aplicar suas leis de imigração e, ao mesmo tempo, reconhecer os benefícios trazidos pelos trabalhadores estrangeiros à economia norte-americana. “Temos uma realidade econômica. Temos empregos e devemos preenchê-los, e há tarefas que os norte-americanos não realizam. Temos que trazer trabalhadores de outros países”, disse Gutiérrez.

Centenas de milhares de imigrantes e simpatizantes realizaram marchas de protesto nas duas últimas semanas em apoio à aprovação de leis que lhes ofereçam mais direitos. Gutiérrez, que escapou de Cuba com sua família quando era criança, disse que o debate sobre imigração “faz nossa essência como nação e o que queremos ser como nação que avança”. Ele concluiu que “somos um país de imigrantes”.

Rice lembrou que o sofrimento de muitos viajantes estrangeiros quando o país adotou medidas mais rígidas após 11 de setembro, já não ocorrem mais em 2006. “As portas dos Estados Unidos estão mais abertas, enquanto nossas fronteiras são mais seguras. Mas ainda temos muito o que fazer”, concluiu.

Foram criados mais de 500 consulados novos depois dos ataques de 11 de setembro, e foi facilitado o processo de obtenção de vistos para os mais de 500 milhões de estrangeiros que chegam a cada ano para estudar, trabalhar ou fazer turismo nos EUA.