EUA exigirão passaporte de seus próprios cidadãos

Por Gazeta Admininstrator

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira que aumentarão o controle de suas fronteiras, exigindo que seus próprios cidadãos, como também canadenses e mexicanos apresentem o passaporte para entrar no país.

A iniciativa, que será implementada em etapas até 2008, é mais uma tentativa de reforçar a segurança desde os ataques terroristas do 11 de Setembro e provavelmente provocará resistência no Canadá e no México.

Os cidadãos canadenses, por exemplo, atualmente cruzam a fronteira apresentando apenas a carteira de motorista ou certidão de nascimento. No futuro, terão que mostrar o passaporte ou "outro documento oficial aceito".

A medida, anunciada pelos departamentos de Segurança Interna e de Estado, será implementada em três etapas, começando em 31 de dezembro, quando será aplicada ao transporte aéreo e marítimo procedente do Caribe, Bermudas, América Central e América do Sul.

Em 31 de dezembro de 2006, a medida se estenderá a todos os transportes marítimos e aéreos do Canadá. Um ano depois, no fim de 2007, a todas as passagens de fronteira: por terra, ar e mar.