A comissão americana de segurança dos consumidores (CPSC) anunciou a retirada do mercado de 346.000 produtos para crianças fabricados na China, entre os quais 38.000 Fisher Price, do grupo Mattel.
Os produtos retirados também incluem 308.000 bijuterias para crianças, que foram vendidas entre dezembro de 2005 e agosto de 2007 nas redes americanas de lojas de baixos preços como Dollar Tree, Dollar Bill$, Dollar Express, Greenbacks e Only $1.
Os brinquedos Fisher Price são barcos na cor laranja e amarela chamados "Go Diego Go Boat" vendidos entre junho e outubro de 2007 nos Estados Unidos sem o registro de acidentes.
Desde agosto, a Mattel fez três retiradas do mercado de um total de 21 milhões de brinquedos chineses, a pedido da CPSC, essencialmente por defeitos de fabricação, mas também devido à quantidade em excesso de chumbo nas tintas usadas no acabamento dos produtos. Estas medidas acabaram pesando no balanço trimestral da empresa.
Diante disso e da pressão americana, a China aceitou no início de setembro não usar mais esta tinta na fabricação dos brinquedos que exporta para os Estados Unidos.
A utilização de chumbo nas pinturas para brinquedos está proibida nos Estados Unidos desde 1978.

