EUA: Freio do mercado imobiliário.

Por Gazeta Admininstrator

O presidente da Reserva Federal, Bem Bernanke, disse nesta quinta-feira no Congresso norte-americano que o mercado imobiliário interno parece ter entrado em uma desaceleração “normal”.

“A desaceleração no mercado imobiliário parece ter sido até o momento normal”, indicou o banqueiro durante audiência no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara de Representantes.

Após 5 anos consecutivos de uma grande expansão, o mercado imobiliário perdeu força, entre outros, devido o aumento das taxas hipotecárias o que impede que certos consumidores comprem casas.

Bernanke e seus colegas da junta diretiva do Banco Central norte-americano prestaram especial atenção à correlação entre a desaceleração imobiliária e a marcha econômica em geral.

“Reconhecemos o risco... e o seguimos atentamente”, disse Bernanke. O comparecimento do banqueiro teve como objetivo comunicar ao Congresso o informe semestral sobre a economia do país. Nesta quarta-feira, Bernanke disse aos senadores que, na sua opinião, a desaceleração econômica manterá o atual nível de inflação.

O mercado imobiliário vem sendo um dos motores da economia nos últimos 5 anos. Em função disso, calcula-se que a atual desaceleração do mercado imobiliário contribuirá para o esfriamento econômico de maneira geral nos próximos meses.

Os especialistas prevêem que a economia, que cresceu a um ritmo anual de 5,6% , no primeiro trimestre do ano, diminuirá atingindo pelo menos 3% neste segundo semestre.