EUA lançam forte campanha para inscrever votantes latinos.

Por Gazeta Admininstrator

Los Angeles – Aproveitando a recente mobilização massiva dos hispânicos nos EUA em defesa da imigração, uma coalizão de sindicatos, ativistas e grupos religiosos busca converter o movimento em uma coesa força política.

Desta forma, a coalizão inicia neste sábado (1) uma série de campanhas a nível nacional para a inscrição de votantes e processo de nacionalização em pelo menos 19 Estados.

A campanha “Verão da Democracia” tem por objetivo inscrever um milhão de imigrantes e persuadir a muitos dos 8 milhões de imigrantes ilegais no país a solicitarem a cidadania.

“Queremos assegurar que no futuro nenhum político tenha a ousadia de considerar os imigrantes como delinqüentes”, disse Ângela Sanbrano, uma importante dirigente de Los Angeles.

Os organizadores detectaram que mais de uma dezena de Estados com votantes indecisos têm uma grande população de residentes legais, sendo que entre 50 a 90 mil podem solicitar cidadania. Um número suficiente para influenciar as eleições estaduais e legislativas se esse residentes se tornarem cidadãos norte-americanos.

Os grupos realizaram recentemente estudos que indicam que cerca de 3 milhões de filhos de imigrantes não nascidos nos EUA teriam chegado a idade de votação em 2008.

Seguindo uma tendência onde há um certo temor de que o governo tomará drásticas medidas contra os imigrantes, os pedidos para cidadania aumentaram em quase 20% em 2005.

A campanha para obtenção da cidadania não terá grandes influências nas eleições de novembro, devido ao fato de que os pedidos geralmente levam no mínimo 8 meses para serem processados.

No entanto, os organizadores consideram que uma maior inscrição de votantes entre os imigrantes que já têm nacionalização norte-americana poderia ser decisiva em novembro em distritos liderados por legisladores considerados antiimigrantes, em sua maioria republicanos.