EUA lançam nova carteira-passaporte

Por Gazeta Admininstrator

É uma versão de bolso, custa menos, e leva um microprocessador de leitura de freqüência, que permite agilizar os trâmites na hora que um cidadão for cruzar a fronteira.

Trata-se da nova carteira-passaporte que o Departamento de Estado já começou a tramitar, massivamente, para a identificação dos norte-americanos que viajem para o Mëxico, Canadá, Caribe e Bermudas, por meio terrestre ou marítimo, a partir de 1° de junho de 2009.

- É um documento prático que indica a cidadania e identidade. Em seu planejamento foram levadas em consideração necessidades específicas – disse Brenda Saunders Sprague, sub-secretária de Estado Adjunta para Serviços de Passaporte.

O tempo de processamento da nova carteira é igual ao dos passaportes regulares o que, atualmente, corresponde a quatro semanas. Além disso o documento tem o mesmo prazo de validade: 10 anos para os adultos e cinco para aqueles com 15 anos, ou menos.

A nova identificação representa uma alternativa mais econômica porque tem um preço de $45 para os adultos e de $35 para os menores, em comparação aos $100 para adultos e $85 para menores cobrados por um passaporte. A carteira satisfaz, principalmente, as necessidades das comunidades de zonas fronteiriças do País, e que viajam por mar para o Caribe.

O documento, no entanto, não poderá ser utilizado como identificação para viagens por via aérea ao exterior. Nestes casos, o passaporte tradicional ainda é exi-gido pelas autoridades. O lançamento da carteira faz parte da Iniciativa Relativa a viagens o Hemisfério Ocidental (WHTI), que consiste em um pacote de medidas que tem o amparo da Lei de Inteligência e Prevenção do Terrorismo. A Lei redobra os sistemas de controle nos pontos de revisão do Serviço de Aduanas e Proteção de Fronteiras (CBP).

As mudanças estão sendo executadas a partir de memorando da Comissão 9/11, que emitiu 41 recomendações de amplo alcance há três anos, para prevenir outro ataque terrorista como o ocorrido em 11 de setembro de 2001. - Uma vez que falta menos de um ano para que entre em vigor a resolução, queremos conclamar os cidadãos norte-americanos para que solicitem hoje mesmo sua carteira – disse Sprague, acrescentando que o Departamento de Estado tem aceito solicitações prévias para emissão do documento deste 1° de fevereiro.

Até agora, segundo ela, foram recebidas mais de 400 mil petições, e expedidas, pelo menos 200 mil carteiras. Até o fim de setembro espera-se que já tenham sido tramitados todos os documentos referentes às solicitações antecipadas.

As novas carteiras são dotadas de um chip de identificação por radiofreqüência (RFID), que contém um número codificado. Este número permite o acesso a uma base de datos governamentais. Graças a este sistema, os agentes de fronteiras poderão checar as informações pessoais do cidadão em questão, concluiu José Cawstellano, porta-voz do CBP, em Miami.