EUA não oferecem mais voos gratuitos para deportados mexicanos

Por Gazeta News

Jacob-KushneFCIR-575x380

O U.S. Border Patrol suspendeu voos para transportar cidadãos mexicanos indocumentados de volta para seu país. Esta é uma mudança depois de um programa experimental que durou sete anos e custou $100 milhões de dólares aos contribuintes.

Desde 2004, mais de 125 mil deportados foram levados para diversos estados do México, sem nenhum custo para eles ou o governo local, em uma tentativa de desencorajar as pessoas de entrar novamente nos Estados Unidos.

Prisões de fronteira têm mostrado a maior baixa em 40 anos, enquanto as estatísticas sugerem que mais pessoas possam estar usando o sul da fronteira e não tanto mais o norte. Os funcionários da BP estavam tendo dificuldades para encher os aviões ao mesmo tempo em que enfrentavam altos custos operacionais. Voos transportando até 146 pessoas foram reduzidos de dois para um ao dia no ano passado. Agora já não há nenhum previsto para o verão de 2012.

De acordo com a Associated Press, o U.S. Department of Homeland Security, que inclui o Border Patrol, disse que os voos serão reiniciados no próximo mês com mudanças na forma como serão conduzidos.