EUA negam que tortura tenha ajudado a encontrar Bin Laden

Por Gazeta Admininstrator

O governo americano insistiu que os indícios que permitiram localizar Osama Bin Laden foram se acumulando “ao longo dos anos”, e não através de interrogatórios violentos feitos com um preso em particular.

“Não obtivemos informação específica em um momento particular que nos levou a Aboottabad, são informações adquiridas ao longo dos anos”, assegurou à CNN, John Brennan, assessor do serviço contra terrorismo da Casa Branca.

Desde o anúncio da morte do líder da Al-Qaeda, na noite do dia 1º, o próprio governo americano vinha apresentando os interrogatórios dos detidos como elementos centrais da operação.

O mensageiro através do qual foi possível chegar a Bin Laden teria sido um protegido do mentor do 11 de Setembro, Khaled Sheikh Mohammed, e um assistente de confiança de Abu Faraj al Libi, o número três da Al-Qaeda, capturado em 2005.
Michael Hayden, o ex-diretor da CIA sob a presidência de George W. Bush, estimou que o governo Obama utilizou informações obtidas de certos detidos “de grande importância” durante interrogatórios realizados em prisões secretas da CIA.

A administração Bush foi fortemente criticada pelas condições dadas a estes prisioneiros, alguns dos quais foram torturados. Desde que chegou à Casa Branca, Obama proibiu o uso da tortura e fechou as prisões secretas da CIA.

Mas, quando ex-autoridades da administração Bush tentam justificar a tortura como parte do sucesso obtido, Brennan não demonstra muito entusiasmo ao insistir que “houve um conjunto de informações provenientes de diversas fontes, entre elas alguns detidos”.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI