EUA: Novo protocolo faz grupo deixar de socorrer ilegais.

Por Gazeta Admininstrator

Uma organização que trasladava para clínicas os imigrantes ilegais que adoeciam ao entrar em território norte-americano suspendeu a atividade para evitar violações de uma lei com base na qual dois de seus voluntários deverão ser julgados.

O novo protocolo do grupo "No More Deaths" (Chega de Mortes) ordena à maioria de seus membros que passe a telefonar para os serviços de emergência e para a Patrulha de Fronteira caso encontrem imigrantes ilegais doentes. Apenas médicos ou enfermeiras filiados ao grupo podem prestar os primeiros socorros e providenciar os cuidados médicos adequados. Os demais voluntários não têm mais autorização para transportar imigrantes ilegais doentes, disse Margo Cowan, assessora jurídica do "No More Deaths".

De acordo com ela, o objetivo da organização é evitar o risco de novas detenções de seus membros durante o verão (boreal), período no qual o calor intenso eleva os riscos da passagem ilegal pela fronteira americana. Dois jovens voluntários do grupo estão presos desde o ano passado e respondem a acusação de violar a lei americana que proíbe o transporte de imigrantes ilegais.