EUA oferecem $25 milhões pela cabeça do líder do Estado Islâmico

Por Gazeta News

O governo americano passou nesta sexta-feira,16, para $25 milhões de dólares o valor da recompensa pela captura de Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupoEstado Islâmico(EI).

O Departamento de Estado declarou que o Estado Islâmico matou milhares de civis no Oriente Médio sob o comando de Al-Baghdadi, incluindo o brutal assassinato de inúmeros reféns japoneses, britânicos e americanos.

Tal medida foi tomada num momento em que forças locais no Iraque e na Síria são apoiadas pelos Estados Unidos, e cercam os redutos dos extremistas islâmicos de Mossul e Raqa.

O governo americano declarou que a informação que conduza à localização, prisão e condenação” do militante, conhecido por seus seguidores como “califa Ibrahim”, será de grande valia e deve ser muito bem remunerada, justificando o aumento do valor da recompensa.

O EI também foi responsável por ataques com armas químicas no Iraque e na Síria, desafiando as leis internacionais sobre o uso desse tipo de armas, além de já ter realizado e apoiado ataques terroristas fora das fronteiras do seu autoproclamado califado.

Até então, o EI se apoderou de vários territórios no leste da Síria e no norte do Iraque.

Com informações da Agência Reuters.