EUA oferecem recompensas milionárias por informações sobre terroristas

Por Gazeta News

O governo dos Estados Unidos está oferecendo recompensas de até quase $23 milhões de dólares por informações que levem ao paradeiro de militantes islâmicos no norte e oeste da África.

O maior valor é para a locação do líder do grupo Boko Haram, Abubakar Shekau, e do jihadista argelino Mokhtar Belmokhtar, segundo o Departamento de Estado. As informações são da agência “AFP”.

Outros líderes da organização Al-Qaeda no Magreb Islâmico (Aqmi) também estão na mira desse programa do Departamento de Estado, chamado de “Recompensa pela Justiça”. Desde 1984, o governo oferece dinheiro em troca de informações que possibilitem a detenção de indivíduos que ameacem a segurança dos Estados Unidos.

A maior quantia, de $7 milhões de dólares, foi oferecida pelo líder do grupo Boko Haram, Abubakar Shekau que, na semana passada, convocou os islamitas de Afeganistão, Paquistão e Iraque a se juntarem à luta pela criação de um estado islâmico na Nigéria.

Os Estados Unidos têm manifestado uma preocupação cada vez maior com a expansão de grupos islamitas no Mali ao longo da vasta região do Sahel, ao sul do Saara.

“A Aqmi é cada vez mais ativa no norte e no oeste da África. Faz parte dos primeiros grupos que organizam sequestros para obter dinheiro na rede terrorista mundial”, disse à “AFP” um funcionário de alto perfil do Departamento de Estado.

Desde janeiro, a França conduz uma ofensiva militar contra os grupos islamitas no norte do Mali. Em 28 de julho, esse país da África Ocidental terá sua eleição para presidente.