EUA pedem ajuda de Otan e União Européia

Por Gazeta Admininstrator

O governo dos Estados Unidos pediu à União Européia e à aliança militar Otan que ajudem o país em suas operações de auxílio as vítimas do furacão Katrina.
As autoridades americanas pediram que sejam enviados cobertores, kits de primeiros socorros, caminhões-pipa e alimentos.

O ministro do Meio Ambiente da União Européia, Stavros Dimas, disse que o bloco está pronto para oferecer todo tipo de auxílio disponível.

Dimas acrescentou que a União Euorpéia está enviando um representante a Washington, onde ele irá atuar com equipes médicas e de resgate locais.

Diversos países europeus já ofereceram ajuda financeira aos Estados Unidos para auxilar as vítimas do desastre.

Nações que integram a Agência Internacional de Energia Atômica se comprometeram a enviar petróleo, para auxiliar o combustível no fornecimento de energia às regiões mais afetadas pela crise.

A agência de notícias estatal do Kuwait ofereceu o equivalente a US$ 500 milhões em petróleo e derivados.

Visitas

A secretária de Estado americano, Condoleezza Rice, e o secretário de Defesa do país, Donald Rumsfeld, irão visitar a região dos Estados Unidos que foi arrasada pelo furacão Katrina.

A visita dos dois integrantes da administração Bush acontece pouco após a retirada de mais de 10 mil pessoas da cidade de Nova Orleans, naquele que vem sendo chamado de o maior resgate aéreo na história dos Estados Unidos.

Condoleezza Rice descartou acusações de que a administração Bush respondeu com lentidão à crise porque a maior parte das vítimas era negra e pobre.

Condoleezza Rice é natural do Alabama, um dos Estados que sofreu os efeitos do Katrina.