EUA: Pelo terceiro mês, ritmo na construção registra baixa.

Por Gazeta Admininstrator

De acordo com dados fornecidos pelo governo norte-americano, divulgados nesta quarta-feira (17), o ritmo de construção de moradias no país diminuiu no mês de abril. Com esse registro o setor marca mais uma baixa pelo 3 mês consecutivo. O início de construções caiu 7,4 % em abril, para uma taxa anual de 1,849 milhões de unidades, o menor patamar desde novembro de 2004.

A expectativa dos analistas era de 1,95 milhões de construções.
Os alvarás, um indicador da confiança do construtor, tiveram queda de 5,4%, para um índice anual de 1,98 milhões de unidades. Foi a maior queda em quase 2 anos e o menor patamar desde fevereiro de 2004.

Produção industrial

De acordo com o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA), o aumento de 0,8% da produção das fábricas, minas e empresas de serviços públicos do país computado em abril seguiu-se à expansão de 0,6% registrada em março. A parcela da capacidade industrial instalada em uso subiu para 81,9%, a maior desde julho de 2000, a partir dos 81,4% do mês anterior.

O aumento da demanda por novas tecnologias, que está beneficiando empresas como o Texas Instruments, vai ajudar a manter o crescimento da economia à medida que os gastos dos consumidores desaceleram, disseram analistas do setor. Ao mesmo tempo, as empresas estão crescendo e pressionando seus limites de produção, o que representa uma ameaça de inflação que poderá levar as autoridades monetárias do Fed a continuar elevando as taxas de juros.