EUA planejam multar pedestres por “texting and walking”

Por Gazeta News

texting and walking pixabay
[caption id="attachment_151629" align="alignleft" width="336"] Digitar ao celular ao atravessar a rua será passível de multa em algumas cidades dos EUA. Foto: Pixabay.[/caption]

As ruas de Stamford, em Connecticut, podem ficar bem diferentes em um futuro próximo. Isso porque uma proposta de lei pretende acabar com o “texting and walking”, ou a chamada “caminhada distraída” - andar pelas ruas da cidade e digitar mensagem de texto ao mesmo tempo pode gerar multa.

O projeto de lei já foi aprovado em Honolulu no mês passado e a partir de outubro passará a proibir o uso de smartphones pelos pedestres que atravessam as ruas, sendo a violação passível de multa que varia de $15 a 99 dólares.

Agora, Stamford pode se tornar a segunda cidade dos EUA a multar pedestres. A intenção da lei é diminuir o número de acidentes envolvendo pedestres por causa do uso do serviço de celular ao atravessar a rua, evitar quedas, tropeços em sinais de trânsito, atropelamentos e trombadas em outras pessoas.

“O objetivo é que, se você estiver na rua e não prestar atenção, pode ser perigoso", disse o prefeito de Stamford, David Martin.

Apesar de parecer engraçado, algumas vezes, digitar enquanto caminha na rua pode ser perigoso. As mortes de pedestres aumentaram 11% no ano passado, indo para quase 6 mil - a maior taxa em duas décadas - e 22% em relação a 2014, de acordo com dados compilados pela Governors Highway Safety Association para uma relatório recente.

Outras cidades tentaram abordagens diferentes, como o Departamento de Polícia de Los Angeles que lançou uma campanha de pesquisa pública "look up, phone down". As leis, porém, podem alterar o comportamento e tem dividido opiniões do público. Contudo, as autoridades dizem que não se trata de uma medida que visa ter policiais escondidos por todo lado só esperando para multar os pedestres. O objetivo é alterar o comportamento para tornar as ruas e o trânsito mais seguros.

A maioria dos estados americanos já proíbe mensagens de texto para motoristas na direção, mas ainda não há um apoio unânime para proibir também pedestres.

Se o projeto de lei for aprovado, aqueles que infringirem a nova lei em Stamford serão multados em $ 30 dólares.

Com informações de CBS News.