EUA prendem brasileiro ligado à fraude bilionária e apreendem $20 mi em colchão

Por Gazeta News

Fundada por James Merrill, a TelexFree, sediada em Marlborough (MA), é investigada pela procuradoria de Boston como um grande esquema de pirâmide de dinheiro que gerava milhões de dólares ao fazer pessoas pagarem uma taxa de assinatura para serem “promotores comerciais” e publicarem anúncios online para a empresa.

Em abril de 2014, a TelexFree pediu falência com dívidas de $5 bilhões. Procuradores calculam que clientes tiveram prejuízo que somam $ 1,76 bilhão e o número de vítimas da empresa chega a 965 mil nos Estados Unidos, Brasil e em outros países.

Merrill foi preso um mês após o pedido de falência e se declarou culpado em nove acusações de conspiração e fraude eletrônica em outubro de 2016 e fechou um acordo com a Promotoria de Boston para reduzir sua pena. Ele pode pegar até 10 anos de prisão.

Em 2 de fevereiro deve ser realizada a audiência na qual os termos do acordo podem ser aceitos, ou não, pelo juiz responsável pelo caso.

Já Carlos Wanzeler é considerado foragido nos Estados Unidos. Ele fugiu para o Brasil dias antes de ser expedida a ordem de prisão contra os donos da empresa, em 2014 e tem residência no Espírito Santo, onde é beneficiado pela Constituição do país, que impedea extradição de brasileirospara o exterior.

Com informações da Reuters.