EUA proíbem viagens ao espaço de menores de 18 anos

Por Gazeta Admininstrator

De acordo com as primeiras normas sobre viagens ao espaço, emitidas na sexta-feira pelos Estados Unidos, para reservar um lugar num foguete particular, os turistas espaciais devem assinar um papel confirmando que sabem do risco de vida e garantindo ter mais de 18 anos.

A Administração Federal de Aviação (FAA) exigirá dos condutores dos novos veículos um certificado de piloto. A tripulação será submetida a testes físicos e treinamento especial, diz ainda a regulamentação publicada no Registro Federal dos EUA.

A empresa espacial também deve relatar todos os acidentes ocorridos e treinar todos os ocupantes da nave sobre como reagir em emergências. Os participantes também precisarão se comprometer a não processar o governo dos EUA caso algo dê errado.

O Congresso dos EUA mandou a FAA começar a regulamentar o turismo espacial privado, mas não quis estabelecer parâmetros mínimos de segurança nos foguetes por medo de criar barreiras à iniciativa.

A FAA só vai cuidar da segurança dentro de oito anos ou se, antes disso, houver algum acidente que cause ferimentos graves ou mortes.

Por enquanto, os requisitos para a licença de operador espacial são pouco rígidos. Tripulantes e passageiros devem assinar uma declaração afirmando terem sido informados dos perigos da viagem e garantindo que embarcam por livre vontade.