EUA querem passaporte com código de barras de países sem exigência de visto

Por Gazeta Admininstrator

Os viajantes destes países serão liberados da necessidade de visto somente quanto tiverem um passaporte que possa ser lido pelas máquinas de Imigração e Controle de Aduanas, esclareceu um comunicado do departamento de Estado.

Desde outubro de 2003, os cidadãos de Andorra, Brunei, Liechtenstein e Eslovênia devem mostrar o novo passaporte para uma viagem sem visto aos EUA, enquanto que os belgas terão de fazê-lo a partir de maio deste ano.

Desde outubro do ano passado, o departamento de Segurança Interna concedeu vistos por uma única temporada aos turistas dos países selecionados que ingressavam sem os novos passaportes exigidos.

O período de "carência" acaba em 26 de junho próximo e as companhias aéreas serão multadas em até 3.300 dólares cada vez que transportarem um passageiro que não precisa de visto sem o passaporte adequado.

Os novos passaportes são parte de um programa implementado após o 11 de Setembro, cujo objetivo é prevenir fraudes e confirmar a identidade do portador do documento.

Os outros países dos quais não se exige visto são: Austrália, Áustria, Grã-Bretanha, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Mônaco, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, San Marino, Cingapura, Espanha, Suécia e Suíça.