EUA referem-se à Coréia do Norte como

Por Gazeta Admininstrator

Os Estados Unidos qualificaram o governo da Coréia do Norte como um "regime criminoso" e descartaram qualquer possibilidade de negociação para pôr fim às sanções econômicas contra o pa´si comunista. Washington "não negociará sanções econômicas impostas de acordo com as leis americanas", disse hoje o embaixador dos EUA em Seul, Alexander Vershbow, durante discurso no Clube Nacional de Imprensa da Coréia do Sul.

"É a Coréia do Norte que deve parar com o comportamento que provocou essas sanções", declarou o diplomata americano.

As afirmações de Vershbow vieram à tona depois que a Coréia do Norte ameaçou boicotar as negociações internacionais para o fim de seu programa nuclear bélico, se os EUA não eliminarem as sanções impostas em outubro.

Os EUA acusam oito empresas norte-coreanas de agirem como companhias de fachada para "proliferação de armas de destruição em massa, lavagem de dinheiro e falsificação de dinheiro". A Coréia do Norte nega veementemente as acusações.

A fala do diplomata americano atraiu críticas de autoridades da Coréia do Sul. "Não é desejável caracterizar publicamente o outro lado", disse Son Min-soon, o principal negociador sul-coreano nas negociações sobre o programa nuclear. "Se a Coréia do Norte fizer uma caracterização semelhante, que bem terá vindo disso?"