EUA relembram o 14º aniversário do 11 de setembro com aumento em ataques terroristas

Por Gazeta News

Enquanto os Estados Unidos relembram o 14º aniversário dos ataques terroristas de 11 de Setembro, na sexta-feira, com memoriais, vigílias e tributos, um comunicado do Congresso aponta para o aumento em ataques ao país. O número de atentados em 2015 é maior do que em 2001, diz comitê do Congresso. A ameaça terrorista aos EUA aumentou “dramaticamente” em 2015, com o país sofrendo mais ataques e tentativas na última década, disse um painel do congresso na semana passada.

O House of Representatives Homeland Security Committee disse, em um comunicado, que o número de casos de terroristas nos EUA envolvendo jihadistas que vivem no país chegou a 124, um grande aumento em relação aos 38 denunciados em 2010.

“A ameaça terrorista islâmica nos EUA aumentou dramaticamente este ano e continua alta”, disse o presidente do comitê Michael McCaul no relatório mensal sobre o terrorismo publicado no dia 4. “Existem mais casos de ataques em 2015 do que em qualquer ano inteiro desde 2001”.

De acordo com o relatório, desde 2014, a maioria dos ataques terroristas nos EUA foi contra policiais e militares, incluindo um em um centro de recrutamento do exército em Chattanooga, que deixou cinco mortos.

O relatório mostra também que aproximadamente 250 americanos viajaram ou tentaram viajar para a Síria para se unirem ao Estado Islâmico, sendo que dezenas estão lutando no momento com o grupo terrorista.

Cerimônia A cerimônia de aniversário do dia 11 de setembro no Memorial Plaza do World Trade Center começará às 8:39am e incluirá seis momentos de silêncio que marcam quando as torres foram atingidas e caíram, quando o Pentágono foi atacado e quando o voo 93 caiu na Pensilvânia. A cerimônia também incluirá a leitura dos nomes das vítimas dos ataques de 1993 e 2001.