EUA seguem despreparados para o terrorismo, diz comissão

Por Gazeta Admininstrator

"Estamos frustrados, todos nós. Frustrados pela falta de urgência para combater esses problemas", disse Thomas Kean, um ex-governador republicano de New Jersey que presidiu a comissão parlamentar. O comitê reprovou o governo do presidente George W. Bush em matéria de destinação de recursos às cidades de maior risco, de melhora da comunicação entre agências de emergência e de registro de passageiros de companhias aéreas.

Os membros do painel aprovaram o governo - mas sem parabenizá-lo - apenas por suas tentativas de cortar as fontes de financiamento ao terrorismo. "Não deveríamos precisar de um novo alerta", comentou Kean. "Acreditamos que os terroristas voltarão a atacar, assim como crêem todos os especialistas sérios com quem conversamos. Se isso acontecer e as reformas que propusemos não tiverem sido executadas, qual será a desculpa?"

A comissão parlamentar, encarregada de investigar os erros que possibilitaram os atentados de 11 de setembro de 2001, dissolveu-se depois de formular suas recomendações em julho do ano passado. Entretanto, ela ainda funciona, com recursos particulares, para vigiar a ação do governo.