EUA: Senadores aprovam o inglês como língua nacional.

Por Gazeta Admininstrator

O Senado norte-americano aprovou uma emenda que torna o inglês a língua nacional do país. A emenda teve 63 a favor a 34 contra.

Em um ambiente bastante agitado, os republicanos argumentaram que isso irá promover a unidade do país e preservar o papel da língua inglesa na cultura norte-americana.

O líder dos democratas no Senado, Harry Reid, disse que a emenda é racista e que atinge a população que fala espanhol no país.

Os democratas propuseram uma emenda mais amena, que descreve a língua inglesa como "o idioma comum e unificador" dos EUA e pede que o governo do país "preserve e aprimore o papel do inglês como língua nacional".

A emenda acabou também sendo aprovada por 58 votos contra 39. Ambas as diretrizes irão constar do projeto de lei de imigração que o Senado deverá aprovar.

Para muitos americanos, a preservação da língua inglesa e da cultura norte-americana estão no centro do debate sobre imigração no país.

O senador James Inhofe, um republicano do Estado do Oklahoma, afirmou que a lei não visa apenas "preservar a cultura e as tradições" norte-americanas, mas também aumentar "as condições de nossos potenciais novos cidadãos", em referência aos imigrantes de outras nacionalidades.

Mas críticos da medida acusam-na de dar margem a discriminações contra aqueles que não são fluentes em inglês.

"Apesar de julgar que ela não visa promover o racismo, considero esta emenda racista. Ela é dirigida àqueles que falam espanhol", afirmou o líder democrata no Senado, Harry Reid.

O presidente George W. Bush, falou sobre as emendas relativas à adoção do inglês como língua oficial, durante uma visita ao Estado do Arizona para promover seu programa de reformas relativas à imigração.

"Os americanos são unidos por ideais comuns e pelo conhecimento de sua história, pelo respeito à nossa bandeira e pela habilidade em falar inglês", avaliou Bush.