EUA usarão base no Maranhão para lançamentos de foguetes

Por Gazeta News

MARANHAO 28-07-2013 NACIONAL Centro de Lançamento de Alcântara FOTO DIVULGACAO
[caption id="attachment_146167" align="alignleft" width="350"] Centro de Lançamento de Alcântara Foto: Divulgação.[/caption]

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, já está pronto para uso pelos países parceiros e osEstados Unidos podem ser os primeiros a utilizarem a base, conforme disse nesta terça-feira, 31, o ministro da Defesa, Raul Jungmann.

Durante o Fórum de Investimentos Brasil 2017, na capital paulista, o ministro disse que o Ministério das Relações Exteriores firmou acordo com os Estados Unidos, que deve ser o primeiro país a utilizar o centro, e a França, Rússia e Israel também demonstram interesse na estrutura do local. “Está pronta e acabada, é só virar a chave. Com aquela localização [privilegiada], a gente precisa, de fato, gerar recursos”, declarou o ministro.

Segundo o ministro, a França também enviou, há um mês, uma equipe que conheceu a unidade. Ainda não há prazo, no entanto, para o início das operações.

O ministro citou a dificuldade de expansão da base por causa da questão quilombola. A área de 60 mil hectares foi desapropriada, restando oito mil hectares para os lançamentos da plataforma. “Se você tiver mais 12 mil hectares, e isto está em negociação, você vai poder colocar até seis países no centro de lançamento. Seria uma melhora muito grande nos recursos”, disse. Segundo ele, com a expansão, os recursos passariam de $ 1,2 bilhão de dólares para 1,5 bilhão.

A base opera no lançamento de foguetes em menor escala. “Não tem lançamento de satélites, tem de foguetes de pesquisa.”

O ministro destacou que o interesse dos outros países em usar a estrutura brasileira para lançar foguetes no espaço se dá pelo fato de o centro estar estrategicamente localizado, já que fica na Linha do Equador e tem uma proximidade maior da superfície terrestre com o espaço.

Com informações da Agência Brasil.