EUA aplicam multa recorde e Facebook terá que pagar $5 bi por invasão e uso de dados de usuários

Segundo a FTC, a multa é a maior já imposta a qualquer companhia por violar a privacidade dos consumidores

Por

O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, deve perder controle irrestrito de decisões sobre privacidade.

O Facebook terá que pagar uma multa recorde de US$5 bilhões para encerrar uma investigação de como a empresa perdeu o controle de informações pessoais dos usuários, segundo acordo de aprovação por 3 votos a 2 do Federal Trade Commission. Ainda será necessário o aval de um tribunal.

Segundo a FTA, a multa é a maior já imposta a qualquer companhia por violar a privacidade dos consumidores.

Sob o acordo, o conselho do Facebook criará um comitê de privacidade independente que removerá "o controle irrestrito do presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, sobre as decisões que afetam a privacidade do usuário".

O acordo ocorre em meio a crescentes demandas em Washington por mais transparência das empresas de tecnologia, cujo poder sobre os movimentos sociais, assim como informações pessoais, tem sido visto como algo cada vez mais perigoso por políticos, usuários e até por um dos co-fundadores do Facebook.

O acordo resolve uma queixa formal da FTC alegando que o Facebook "usou divulgações e configurações enganosas" que corroeram a privacidade do usuário, violando um acordo prévio assinado pelo Facebook com a comissão em 2012. O Facebook violou a lei, segundo a FTC, ao uso inadequado de números de telefone obtidos para fins de segurança das contas para também direcionar anúncios para seus usuários. E a empresa supostamente enganou "dezenas de milhões de usuários", implicando que um recurso de reconhecimento facial no serviço não tinha sido ativado, quando na verdade tinha.

Em um post no Facebook, Zuckerberg respondeu que a empresa concorda em pagar uma multa histórica, "mas ainda mais importante, vamos fazer algumas mudanças estruturais importantes na forma de construir produtos e administrar essa empresa. Temos a responsabilidade de proteger a privacidade das pessoas. Já trabalhamos arduamente para cumprir com essa responsabilidade, mas agora vamos estabelecer um padrão completamente novo para nossa indústria".