Trump busca maior prazo para detenção de famílias imigrantes na fronteira

Por

Crianças imigrantes na fronteira.

O governo federal anunciou que vai apresentar na sexta-feira, 23, uma nova regra para alterar os prazos de detenção de imigrantes que atravessaram a fronteira do país de maneira ilegal. A ideia é "não estabelecer um prazo", segundo o The Washington Post.

Até então, o padrão estabelecido pela Justiça determina que crianças imigrantes pode ficar detidas por, no máximo, 20 dias.

A regra, revelada pelo secretário interino de Segurança Interna, Kevin McAleenan, faz parte do esforço agressivo do governo para reformar as leis de imigração, conforme aumenta o número de famílias e menores desacompanhados que cruzam a fronteira EUA-México.

Pela regra atual, o teto de 20 dias é conhecida como decisão Flores. A gestão Trump afirma que é preciso alterá-la para diminuir o fluxo pela fronteira sudoeste do país. "A decisão de Flores, que tem décadas, está defasada e não leva em conta a mudança da imigração de famílias com menores da América Central", afirmou a Casa Branca, em um comunicado.

Muito provavelmente, a nova regulamentação será objeto de disputa na Justiça Federal e precisará ser aprovada por um juiz federal.

Trump disse na quarta-feira que está preocupado com o número de crianças sem documentos que tentam entrar nos Estados Unidos.