Johnson & Johnson é condenada a pagar US$ 572 mi

Por

Desde 2000, cerca de 6.000 pessoas em Oklahoma morreram de overdoses de opioides.

A companhia farmacêutica Johnson & Johnson foi condenada na segunda-feira, 26, a pagar US$ 572 milhões por danos ao estado de Oklahoma por seu papel na crise de vício em opioides.

O juiz do condado de Cleveland (Oklahoma), Thad Balkman, disse que a empresa contribuiu para o "dano público" ao fomentar o consumo de analgésicos que são altamente viciantes.

Balkman afirmou que o laboratório Janssen, a divisão farmacêutica da "Johnson & Johnson", adotou práticas de "propaganda enganosa e promoção de opioides", o que levou a mortes por overdose e um aumento das síndromes de abstinência neonatal no estado.

Desde 2000, cerca de 6.000 pessoas em Oklahoma morreram de overdoses de opioides, de acordo com os advogados do estado. O pagamento da multa seria usado para o atendimento e tratamento de viciados em opioides.

A Johnson & Johnson é a primeira companhia farmacêutica a ir a julgamento pela crise de vício em opioides que atinge o país e que provocou mais de 70 mil mortes por overdose só em 2017. Com informações da BBC.