EUA podem perder status de eliminação de sarampo após surtos pelo país

A OMS remove o status quando um surto de sarampo persiste no país por um ano

Por

Nesta semana, o CDC anunciou 12 novos casos de sarampo.

Quando a Organização Mundial da Saúde declarou em 2000 que os Estados Unidos haviam eliminado o sarampo, isso foi saudado como uma das maiores realizações de saúde pública na história do país.

Agora, há uma "chance razoável" de que os Estados Unidos perderão o status de eliminação do sarampo em outubro por causa de surtos recentes, de acordo com a Dra. Nancy Messonnier, diretora do Centro Nacional de Imunização e Doenças Respiratórias do CDC. "Certamente é frustrante e perturbador para a comunidade de saúde pública mesmo tendo uma vacina segura e eficaz", disse Messonnier.

Perder o status de eliminação do sarampo seria um problema para os Estados Unidos, disseram especialistas em saúde pública.

A Organização Mundial de Saúde remove o status de eliminação de um país quando o sarampo vem se espalhando continuamente por um ano. Um surto de sarampo em Nova York começou em 30 de setembro de 2018 e causou mais de 600 casos confirmados de sarampo. Um surto na vizinha cidade de Rockland County, Nova York, começou no dia seguinte e causou mais de 300 casos.

Vinte e nove outros estados tiveram surtos de sarampo nos últimos 12 meses, mas esses foram muito mais breves do que os de Nova York. Nesta semana, o CDC anunciou 12 novos casos de sarampo, a maioria em Nova York. CNN.