Áudio confirma que Trump pediu à Ucrânia investigação sobre Joe Biden

A divulgação da conversa foi autorizada por ambos os presidentes

Por

A transcrição da ligação foi divulgada pelo Departamento de Estado.

Um dia depois de a Câmara dos EUA pedir a abertura do processo de impeachment contra o presidente Donald Trump, o Departamento de Justiça divulgou, por ordem do presidente, a transcrição da conversa entre Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Trump é acusado de ter pressionado o governo ucraniano para investigar Hunter Biden, filho do democrata Joe Biden — ex-vice-presidente dos EUA e um dos pré-candidatos do Partido Democrata na corrida pela Casa Branca em 2020 -, que fez parte do conselho de uma empresa de gás ucraniana.

O documento mostra que Trump pediu por oito vezes ao presidente da Ucrânia para se esforçar pelo andamento da investigação. Era para saber se o ex-vice-presidente Joe Biden encerrou uma investigação sobre uma empresa onde seu filho, Hunter Biden, trabalhava. Trump também pediu ao líder europeu que atuasse no assunto com Rudy Giuliani, ex-prefeito de Nova York e seu advogado, e o procurador-geral William Barr.

Um alto funcionário da Casa Branca disse à CNN que a transcrição da ligação, ocorrida em 25 de julho, vem de um software de reconhecimento de voz. Além de Trump, o presidente Zelensky também deu sua permissão para a divulgação da transcrição.

"Fala-se muito sobre o filho de Biden, que Biden interrompeu a investigação e muitas pessoas querem descobrir isso, então o que quer que você possa fazer com o procurador-geral seria ótimo", disse Trump durante a ligação.

"Biden saiu por aí se vangloriando de ter impedido a investigação, então, se você puder conferir isso... Parece horrível para mim", disse o presidente.

O documento contém uma observação: o texto não é a transcrição exata de uma discussão, e sim um "memorando de conversa telefônica". Isso significa que ele "registra as anotações e lembranças" de funcionários designados para ouvir e registrar a conversa por escrito enquanto ela acontece. Vários fatores podem afetar a precisão do registro - incluindo conexões precárias e variações de sotaque ou interpretação, segundo a observação contida no documento.

O telefonema aconteceu depois de Trump ordenar ao governo norte-americano que congelasse quase US$ 400 milhões de ajuda dos EUA à Ucrânia.