Trump diz que processo de impeachment é 'golpe de Estado'

Cinco diplomatas devem testemunhar em uma comissão parlamentar encarregada de analisar o processo de impeachment

Por

"Não se trata de um julgamento político, mas de um GOLPE", escreveu

O presidente Donald Trump qualificou como "golpe de Estado" o processo de impeachment promovido pelos democratas no Congresso por seus supostos esforços junto ao governo da Ucrânia para prejudicar o pré-candidato às eleições de 2020 Joe Biden.

"A medida em que aprendo mais e mais a cada dia, chego à conclusão de que não se trata de um julgamento político, mas de um GOLPE", escreveu Trump no Twitter na terça-feira, 1°.

Trump escreveu ainda que o "golpe" pretende "tirar o povo do poder, seu voto, suas liberdades, sua Segunda Emenda, religião, Exército, muro na fronteira e seus direitos outorgados por Deus como cidadãos dos Estados Unidos".

Os comentários do presidente ocorrem após o secretário de Estado, Mike Pompeo, pressionar para evitar a convocação de cinco diplomatas para testemunhar em uma comissão parlamentar encarregada de analisar o impeachment. Os congressistas democratas investigam se Trump pressionou o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, para obter informações envolvendo o filho de Biden, o principal pré-candidato do partido às eleições de 2020.

Com a repercussão do telefonema, o número de pessoas a favor do impeachment do presidente aumentou 8 pontos percentuais na última semana. Uma pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos entre 26 e 30 de setembro constatou que 45% dos adultos acreditam que o republicano Trump "deveria sofrer impeachment", em comparação com 37% em uma pesquisa semelhante realizada na semana passada. Outros 41% disseram que Trump não deveria ser destituído do cargo e 15% afirmaram que "não sabem".