Quase 1 milhão de pessoas foram presas em 2019 na fronteira EUA-México

Mesmo com a queda no número de prisões em setembro, o ano fiscal de 2019 teve o maior número de apreensões desde 2007

Por

Houve quase 40 mil prisões na fronteira sul, em setembro.

As prisões do Border Patrol na fronteira dos Estados Unidos com o México continuaram a cair em setembro, marcando um declínio constante desde a alta no começo do ano, quando funcionários do governo Trump lutaram para conter o fluxo de migrantes que tentavam entrar nos EUA.

Houve quase 40 mil prisões na fronteira sul em setembro, que foi o mês mais baixo deste ano fiscal, segundo uma fonte familiarizada com os dados. Para comparação, houve quase 133 mil apreensões em maio.

Mesmo assim, as apreensões ao longo da fronteira sul foram maiores no ano fiscal de 2019 do que em qualquer ano fiscal desde 2007. No ano fiscal de 2019, que terminou na semana passada, autoridades de imigração apreenderam 977 mil migrantes ao longo da fronteira sul, de acordo com números do governo.

Os números nas apreensões são particularmente importantes para o Presidente Donald Trump, que as vê como um barômetro da situação ao longo da fronteira sul, segundo autoridades do governo.

Houve um aumento dramático nas passagens de fronteira este ano, liderado por um aumento nas chegadas de famílias e crianças da América Central. O aumento causou superlotação severa nas instalações do CBP e levou a várias medidas administrativas destinadas a reduzir o fluxo de migrantes.

"No final do ano fiscal, veremos números mais que o triplo do recorde de unidades familiares chegando na fronteira, com mais de 500 mil e número recorde de menores não acompanhados", disse Kevin McAleenan, secretário interino de Segurança Interna, na segunda-feira (7).

As respostas do governo ao aumento incluíram o aumento de sua política de devolver migrantes ao México, ameaçar com a cobrança de tarifas ao México, construir tribunais temporários de barracas ao longo da fronteira sul e desviar bilhões de dólares em fundos de construção militar para construir um muro na fronteira.

Os funcionários creditaram uma combinação de iniciativas políticas pelo declínio, mas pediram repetidamente soluções legislativas mais permanentes.

As chegadas diárias na fronteira caíram 65% em relação ao pico em maio, e o total de prisões para os centro-americanos que chegaram à fronteira caiu mais de 70%, disse McAleenan.

Historicamente, os números de apreensão aumentam na primavera e caem no outono e no inverno. No entanto, nos últimos anos, houve altas e baixas extremas que não se enquadravam em um padrão sazonal. Com informações da CNN.