Número de crianças mortas esquecidas dentro de carro em 2019 chega a 50 nos Estados Unidos

A morte de uma menina de 18 meses em Tampa elevou o total do estado da Flórida para cinco este ano

Por

O jipe da família onde estava uma criança, em Tampa, no dia 14.

Ao todo 50 crianças já morreram este ano ao serem deixadas intencionalmente ou esquecidas dentro de carros, nos Estados Unidos. A morte de uma menina em Tampa, na segunda-feira (14), elevou para cinco o total de mortes este ano só no estado da Flórida.

O site KidsandCars.org contabiliza esse tipo de fatalidade.

No caso de Tampa, a família ligou para a polícia após encontrar a criança desacordada por volta das 6pm. Quando os policiais chegaram, encontraram a menina inconsciente e sem respirar. Ela teria passado várias horas sob forte calor dentro do veículo, disse a polícia. Levada às pressas para o hospital, ela não resistiu.

Segundo a investigação, a menina foi acidentalmente esquecida no carro da família, do lado de fora de sua casa, naquela manhã. Seu pai usou o carro para levar os membros da família para o trabalho e para a escola, e depois voltou para casa e trocou de carro antes de sair para trabalhar, disse o repórter Stephen Hegarty, oficial de informações públicas do Departamento de Polícia de Tampa. O caso continua sendo investigado.

Triste estatística

O total de 2019 já se aproxima do número recorde nacional de 54 crianças que morreram de exaustão pelo calor em carros em 2018. Em média, 38 crianças morrem anualmente enquanto presas em veículos quentes, de acordo com o KidsandCars.org.

O que acontece com

a criança dentro

do carro fechado?

Na segunda-feira (14), a alta temperatura registrada em Tampa era de 88° F, mas a sensação térmica pode ter chegado a 99°F com a umidade, segundo a polícia. Em altas temperaturas e dentro de um veículo, uma criança fica rapidamente sufocada.

As crianças têm dificuldade em escapar de um carro quente por conta própria, e seus sistemas respiratório e circulatório não conseguem lidar com o calor tão bem quanto os adultos.

A luz solar direta aquece objetos dentro dos carros, de modo que as temperaturas podem subir até 130 graus, mesmo quando as temperaturas externas são muito mais baixas. Os métodos de resfriamento natural do corpo, como a transpiração, começam a se desligar quando a temperatura central do corpo atinge cerca de 104 graus. A morte pode ocorrer a 107 graus.

Formas de evitar

Para evitar mortes em carros quentes, o KidsAndCars.org publicou uma lista de recomendações:

- Sempre abrir a porta traseira quando estacionado;

- Colocar um item essencial no banco de trás, como uma bolsa ou pasta de trabalho, quando houver criança;

- Solicitar que a escola ligue se a criança não for deixada na hora de costume;

- Manter os carros trancados o tempo todo em casa para evitar que as crianças entrem sem serem percebidas e não consigam sair;

- Ensinar as crianças a tocar a buzina se ficarem presas dentro do carro;

- Nunca deixar as chaves do carro ao alcance de uma criança.

Montadoras se

adaptarão para

evitar mortes

As tragédias levaram as montadoras a anunciar que criarão um sistema de "lembrete" do banco traseiro. Ele se tornará padrão na maioria dos veículos de passageiros vendidos em todo o país, em modelos fabricados até o ano 2025.

Um lembrete pode alertar os pais para verificar o banco traseiro antes de deixar o carro, e é uma das melhores formas para evitar esse tipo de fatalidade. Com informações do USA Today e KidsandCars.org.