O complexo mundo dos cartões de crédito!

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

É importante entender como as transações com cartão de crédito funcionam.

Sempre que você usa o seu cartão de crédito, há uma série de eventos que acontecem para garantir que seu dinheiro passe da sua conta para o comerciante, com várias paradas ao longo do caminho.

Cada uma dessas etapas do processo ajuda a determinar quanto você paga por um bem ou serviço, e quanta receita os comerciantes e bancos envolvidos coletam ao longo do caminho.

Para entender como as transações com cartão de crédito funcionam, entenda quais os personagens envolvidos.

* Você, o titular do cartão

* O comerciante que habilita a transação

* O banco emissor do seu cartão de crédito (Chase, Bank of America, etc.)

* O banco do comerciante, que permite que o comerciante aceite pagamentos com cartão de débito ou crédito.

* A rede que facilita a comunicação entre o banco emissor e o banco adquirente (Visa, Mastercard, Discover e American Express são as únicas redes)

Quando você insere seu cartão no leitor de cartão de um comerciante, o banco do comerciante solicita informações ao seu banco emissor para determinar se você tem crédito disponível suficiente para a compra. Tudo isso é facilitado pela rede pela qual o seu cartão é processado (como Visa ou Mastercard).

Após a aprovação do banco, a transação pode ser concluída entre você e o comerciante e você recebe o produto.

Após a transação inicial, os movimentos dos bastidores entre as instituições começam. O emissor do seu cartão envia os fundos para o banco e o banco, por sua vez, depositará esse valor na conta do comerciante.

O valor é registrado no extrato do cartão de crédito, que você retornará ao seu banco no final do período do extrato.

O uso de cartões de crédito para efetuar e processar pagamentos custa dinheiro, além do custo da sua compra real. As taxas regulares que você paga ao seu emissor, separadas das transações individuais, como taxas anuais e pagamentos de juros, também ajudam a compensar o custo das recompensas.

As taxas de transação são altamente variáveis e podem depender de contratos negociados, volume de compras e outros fatores individuais. Aqui estão apenas alguns exemplos de taxas que podem afetar suas compras.

As taxas de intercâmbio são baseadas no mercado. A porcentagem é estabelecida com base em vários critérios da rede (como Visa ou Mastercard), mas paga pelo banco e processador adquirente ao banco emissor. Essas taxas compõem a maior parte das taxas cobradas em qualquer transação.

Taxas de avaliação

de rede

Antes de os fundos serem conectados ao banco adquirente do comerciante, a rede também sofre um corte, em troca de facilitar a transação. As taxas de avaliação de rede são taxas fixas e podem ser cobradas se a transação for aprovada ou recusada.

Os comerciantes precisam minimizar custos, e é por isso que os clientes frequentemente acabam pagando taxas na forma de aumentos de preços, onde os custos estão embutidos no preço de cada bem ou serviço. É também por isso que alguns comerciantes podem permitir apenas determinados tipos de cartão de crédito, exigir um pagamento mínimo para usar um cartão ou simplesmente receber apenas dinheiro.

Por que saber isso

é importante?

Compreender o processo de transação pode ajudá-lo a se familiarizar com o preço dos produtos e serviços, e com a maneira como você pode ganhar alto bônus de inscrição e taxas de recompensa em seus cartões de crédito 'premium'.

Quanto mais as pessoas usam cartões com taxas mais altas, maior a chance de um comerciante aumentar seus preços para compensar a diferença.

Ótima semana para todos!