Famílias de Sandy Hook seguem em processo contra fabricante de rifle

A Suprema Corte decidiu não impedir o processo contra a Remington

Por

O Tribunal decidiu não interpor o recurso da Remington.

A Suprema Corte não impedirá um processo movido pelas famílias das vítimas de Sandy Hook contra a Remington Arms Co., fabricante do rifle semi-automático usado no tiroteio em massa de 2012 em uma escola primária.

O Tribunal decidiu não interpor o recurso da Remington. Isso marca um golpe para a indústria de armas: dependendo do resultado do caso, ele pode abrir a porta para as famílias das vítimas de violência armada processarem os fabricantes de armas por danos.

As famílias das vítimas de Sandy Hook estão "agradecidas" pela decisão da Suprema Corte, disseram advogados das famílias em comunicado. Eles chamaram o apelo de Remington de "a mais recente tentativa de evitar a responsabilização".

O porta-voz da Remington não foi encontrado para comentar o caso.

Lei Federal

Uma lei federal de 2005 protege fabricantes de armas de serem processados por morte dolosa, pelos familiares. Mas as famílias das vítimas do tiroteio na escola primária em Newtown, Connecticut, estão adotando uma abordagem diferente.

Um sobrevivente e famílias de nove outras vítimas do tiroteio em massa na escola primária de Sandy Hook estão tentando responsabilizar a Remington Arms Company parcialmente por direcionar de maneira errada a sua estratégia de marketing.

Os advogados das vítimas processaram Remington alegando que a empresa comercializava rifles exaltando as qualidades militaristas da arma e reforçando a imagem de uma arma de combate - violando uma lei de Connecticut que impede práticas enganosas de marketing.

O rifle foi "projetado como uma arma militar" e "para proporcionar carnificina máxima" com extrema eficiência, argumentam eles em documentos legais.

Os advogados disseram na terça-feira (12) que estão prontos para levar a empresa a julgamento "para esclarecer a estratégia de Remington" de expandir o mercado de armas semi-automáticas de alta potência e "cortejar usuários de alto risco às custas da segurança dos americanos".

O mercado consumidor de rifles caiu vertiginosamente nos últimos anos. A Colt, fabricante do rifle AR-15, já anunciou que está saindo do mercado de rifles de consumo.

Com informações da CNN.