Planejamentos para o Natal

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

A lista de presentes é provavelmente a parte na qual as pessoas mais gastam.

Fim de ano chegando e, com isso, as famílias já começam a fazer os planejamentos para o Natal. Mas como comemorar o Natal com economia? Se não forem analisados corretamente, os gastos de final de ano podem ser altos. E quem não se planeja pode ficar com o orçamento apertado.

A lista de presentes é provavelmente a parte na qual as pessoas mais gastam. Dependendo do tamanho da família ou da quantidade de amigos, saber impor limites é crucial para evitar os exageros.

A primeira atitude que você deve ter é estabelecer um valor máximo para ser gasto com todos os presentes, e um valor máximo para cada presente. Por exemplo: se você estabeleceu que o máximo que poderá utilizar são $500, e decidiu que vai comprar presente para 10 pessoas, então o limite por presente será de $50.

Se o Natal for somente com o núcleo familiar e você não deseja comprar nada para outros integrantes, estabeleça um valor máximo em conjunto e deixe-os escolher um presente que está dentro do valor que foi decidido.

Mas e as crianças?

Se você tem filhos, sabe muito bem que frequentemente as crianças pedem presentes caros e ficam chateadas quando não ganham o que querem. Para evitar comprometer o seu orçamento, converse com elas e use tática da listinha do Papai Noel; ensine que eles podem fazer uma listinha, mas que o Papai Noel vai somente trazer algumas coisas da tal listinha.

Se eles já passaram da fase de acreditar no bom velhinho, converse com eles sobre seus desejos, mas explique até onde podem ir... afinal o Natal não é somente o que se ganha, e aí pode residir uma importante lição para eles também.

No início pode ser difícil e seus filhos podem não gostar disso. Mas o importante é manter-se seguro e não deixar se influenciar pelas chantagens que eles podem fazer. Afinal de contas, é melhor a criança se conformar do que você ficar com dívidas para o próximo ano, não é mesmo?

A vantagem é que isso é passageiro e logo a criança para de pensar a respeito.

Outra maneira de contornar a situação é fazendo uma troca. Por exemplo, você oferece um brinquedo mais barato e algo que seja em conta para seu bolso e que aparenta ter um alto valor, como um passeio num parque, uma tarde no parque de diversões ou no cinema, dentre outros.

Às vezes, é inevitável que jantares natalinos acabem reunindo parentes que não se veem durante o ano. Entenda que você não é obrigado a dar presente para todas as pessoas! Mas caso queira, dê algo simbólico, pois no Natal não deve haver exageros e a data jamais pode deixar você sem dinheiro!

O que pode ser considerado algo simbólico? Um pequeno chocolate, uma caixa de bombons ou até um simples cartão já basta. Tenha em mente que essa data é especial justamente para reunir pessoas, e não simplesmente para ganhar presentes.

Mas então, como escolher presentes de Natal sem um consumo excessivo de recursos? A chave para isso está em ter paciência para pesquisar e selecionar a melhor loja e o melhor presente.

Portanto, pesquise preços, compare valores e acompanhe as promoções. Essa pesquisa deve começar a ser feita pelo menos um mês antes do Natal; ou seja AGORA!!!

Geralmente, as lojas tendem a aumentar os valores quando a data comemorativa se aproxima.

Caso não tenha encontrado nada que lhe agrade e com um valor acessível, use a criatividade! Se tiver habilidades manuais, faça algo você mesmo.

O importante é achar um equilíbrio entre os presentes e o seu bolso... afinal o mais importante nesta época do ano não são as compras.

Uma ótima semana para todos!!!