Estados Unidos emitem alerta para cidadãos americanos ao redor do mundo

O aviso foi publicado em sites de várias embaixadas, inclusive a do Brasil

Por

Tensão no Oriente Médio pode oferecer risco aos cidadãos americanos.

Americanos ao redor do mundo devem "manter discrição" e "rever planos de segurança pessoal", disse um alerta emitido por embaixadas dos Estados Unidos na terça-feira (7).O aviso foi publicado em sites de várias embaixadas, inclusive a do Brasil, por causa da morte do general iraniano Qassem Soleimani.

"Há uma crescente tensão no Oriente Médio que pode resultar em riscos à segurança dos cidadãos dos EUA no exterior", diz o comunicado americano desta terça (7).O comandante militar foi morto em umataque aéreo americano em Bagdá, no Iraque, na quinta-feira (2).

Líderes iranianos prometeram vingança pela morte do comandante, considerado o segundo homem mais importante do país depois de seu líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei.Na noite de terça-feira, duas bases no Iraque que abrigam forças americanas e iraquianas foram atingidas por mais de uma dúzia de mísseis iranianos, de acordo com o Pentágono.

A base aérea de Ain Al-Asad, no oeste do país, é uma das que foram atingidas, e a outra está em Erbil, na região curda do Iraque.

A Guarda Revolucionária do Irã assumiu a responsabilidade pelos lançamentos dos mísseis a ambas as bases.De acordo com fontes do Iraque, há relatos de vítimas iraquianas, mas não americanas. Ainda não há detalhes sobre o número de feridos e se há fatalidades.