Estados Unidos pedem que o Brasil autorize mais voos fretados para deportar imigrantes

Número de brasileiros detidos ao tentar entrar no país pela fronteira bateu recorde em 2019

Por

As deportações por linhas comerciais dependem da disponibilidade de assentos e não atendem a um fluxo maior.

A quantidade de brasileiros detidos ao tentar entrar nos Estados Unidos ilegalmente pela fronteira com o México bateu recorde de 18 mil em 2019, um aumento de 600% em relação ao pico registrado em 2016, quando 3.252 foram barrados, segundo o Departamento de Segurança Interna. Com isso, o governo Donald Trump vem buscando meios para aumentar o número de voos fretados para a deportação de brasileiros.

Em contato com representantes do governo brasileiro, o governo Trump fez uma consulta formal às autoridades no fim do ano passado solicitando que mais voos fretados com deportados fossem autorizados.

O uso de aviões alugados para deportar imigrantes em situação irregular é prática antiga -e os EUA arcam com os custos. No entanto, o esquema vinha sendo pouco aplicado a brasileiros, mas diante do aumento, o governo resolveu agir.

De acordo com interlocutores ouvidos pela reportagem da Folha Press, o Itamaraty disse que iria analisar o pedido. Porém, uma resposta formal ainda não foi entregue ao Departamento de Estado em Washington, informou a Folha.

Em outubro de 2019, o Brasil autorizou um voo fretado para a deportação de 70 brasileiros que foram detidos em El Paso, no Texas - cidade que faz divisa com a mexicana Ciudad Juárez.

Além de aviões fretados, as deportações também acontecem por linhas comerciais, o que depende da disponibilidade de assentos e não atende a um fluxo maior de devoluções.

Segundo a Folha, representantes do governo brasileiro dizem acreditar que os EUA querem mais voos fretados justamente para acelerar a deportação dos imigrantes recém-detidos e que ainda estão sob custódia do CBP, já que as pessoas nessa situação ainda não foram encaminhadas ao serviço de imigração e podem ser devolvidas mais facilmente aos seus países de origem.

A Embaixada dos EUA em Brasília disse que o governo americano tem uma "excelente cooperação com o Brasil" nessa área. De acordo com a embaixada, "o DHS está comprometido em reduzir o tempo que estrangeiros permanecem sob custódia do departamento e a desencorajar indivíduos, especialmente unidades familiares, a realizar viagens frequentemente perigosas aos EUA, sob o falsa aparência de que eles poderão permanecer no país".