Suprema Corte permite regra que nega green card por uso de benefícios

Por

Governo poderá negar green card a imigrantes que usam benefícios.

A Suprema Corte permitiu na segunda-feira, 27, que o atual governo prossiga com uma regra que visa dificultar a concessão de residência permanente ou temporária e de cidadania americana a imigrantes que dependam de auxílio estatal para alimentação, moradia e saúde.

Em votação apertada, dos nove juízes que compõem a mais alta corte dos EUA, cinco votaram a favor e quatro foram contrários à solicitação do presidente Donald Trump para levantar uma liminar da corte de Nova York que havia bloqueado a aplicação da regra.

A decisão é a mais recente da Suprema Corte a favor da política migratória do governo Trump.

"Hoje, a Suprema Corte concede uma suspensão, permitindo que o governo continue aplicando [por enquanto] essa política em todos os lugares, exceto em Illinois", afirma a decisão do tribunal. Em Illinois, há ainda um recurso judicial pendente.

Em declaração, a Casa Branca elogiou a decisão, chamando-a de "vitória maciça para os contribuintes, trabalhadores e a Constituição americana".

Os processos continuarão, mas os imigrantes que solicitam residência permanente agora precisam mostrar que não serão encargos para o país.Fonte: AFP.