Brasileira entra em coma durante férias em Boston

Por

As férias da brasileira Eliane Aparecida Taniolo, de 47 anos, viraram um pesadelo. Ela veio passar duas semanas em Boston, Massachusetts, com familiares. Mas uma pneumonia mudou todo o rumo de sua viagem.

Há mais de um mês Taniolo está na UTI do Lahey Hospital & Medical Center em Burlington (MA), sendo tratada de uma pneumonia dupla aguda e SARA (Síndrome da Angústia Respiratória Aguda). A família tenta agora arrecadar meios financeiros para que ela seja transportada em avião equipado com UTI de volta ao Brasil.

De acordo com a família, ao sair em viagem, ela fez o seguro, além das passagens de ida e volta. Mas como está há mais de um mês hospitalizada, os custos do seguro já ultrapassaram a cobertura. Além disso, como está bastante debilitada, seu corpo não aguenta uma viagem em avião comercial.

Segundo a família, em seu segundo dia de estadia em Boston, a paulista sentiu dificuldade respiratória. Foi levada a uma clínica indicada pelo seguro viagem contratado e de lá encaminhada para um hospital com maior capacidade de atendimento. Dada a gravidade do caso, ela precisou ser transferida de helicóptero para o hospital referência em Burlington, onde se encontra neste momento. Ela ficou 26 dias em coma induzido e foi submetida a três procedimentos durante esse período, incluindo uma traqueostomia e sonda nasogástrica para alimentação por sonda.

Campanha

A família criou uma campanha online com a meta de arrecadar R$350 mil para pagar o hospital, traslado especial e início do tratamento no Brasil. Caso a vaquinha arrecade um valor superior às despesas, a família disse que doará o excedente a uma instituição de caridade a ser definida.