Estados Unidos aumentam para 21 anos a idade mínima para compra de cigarro

Lei entra em vigor em meio a preocupações do governo sobre problemas de saúde recorrentes entre os jovens e um misterioso surto de lesões pulmonares relacionado ao "vaping"

Por

Vapers tem causado um surto de lesões pulmonares.

Uma nova lei sancionada pelo presidente Donald Trump na sexta-feira, dia 27, proíbe a venda de cigarros e produtos derivados do tabaco para menores de 21 anos. A lei já está em vigor, de acordo com a Food and Drug Administration (FDA).

Na sexta-feira, o FDA publicou em seu website o seguinte comunicado: "agora é ilegal para um varejista vender qualquer produto (derivado) de tabaco - incluindo cigarros, charutos e cigarros eletrônicos - para menores de 21 anos. O FDA fornecerá detalhes adicionais sobre o assunto à medida que tornarem-se disponíveis".

Estados que já

aumentaram a idade

Vários estados já tinham aprovado leis próprias. Em dezembro, 19 estados aumentaram a idade mínima para 21: Arkansas, Califórnia, Connecticut, Delaware, Havaí, Illinois, Maine, Maryland, Maryland, Massachusetts, Nova Jersey, Nova York, Ohio, Oregon, Pensilvânia, Texas, Utah, Vermont, Virgínia e Washington. Washington, DC, e mais de 500 cidades também mudaram a idade mínima.

Cigarros eletrônicos

O presidente Donald Trump já havia se pronunciado em favor do aumento da idade, incluindo a compra de cigarros eletrônicos e produtos "vape". Em setembro, o presidente disse que a US Food and Drug Administration apresentaria "algumas recomendações fortes" em relação à venda de cigarros eletrônicos.

O aumento da idade mínima marca uma importante conquista para o setor de saúde pública. O anúncio ocorreu em meio a preocupações contínuas sobre problemas de saúde recorrentes entre os jovens e um misterioso surto de lesões pulmonares relacionado ao "vaping".

Os dados da pesquisa "Monitoring the Future", realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade de Michigan, constataram que 1 em cada 4 alunos do 12º ano, 1 em cada 5 do 10º ano, e quase 1 em cada 10 do 8º ano afirmam ter usado "vapers" (cigarros eletrônicos) de nicotina, no mês passado.