Consulado-Geral do Brasil no México alerta para aumento de entrada negada

Por

Aviso do órgão no Facebook.

O Consulado-Geral do Brasil no México fez uma postagem em sua conta oficial no Facebook no dia 2 de fevereiro, alertando os viajantes sobre o aumento de inadmissões de brasileiros no país e até relatos de mau tratamento dado àqueles que não tiveram a entrada autorizada.

O Ministério das Relações Exteriores informou que "vem recebendo relatos de tratamento indigno dos cidadãos brasileiros inadmitidos" no México. "O problema tem sido objeto de reiterados protestos junto ao governo mexicano", diz o Itamaraty, em nota.

O comunicado afirma, ainda, que o principal motivo das inadmissões de brasileiros na chegada ao México "foi a inconsistência de informações fornecidas pelos brasileiros, tais como reservas de hotel inexistentes ou o desconhecimento do nome das pessoas com quem alegadamente hospedar-se-iam".

Sem comida e sem água

O consulado brasileiro afirma que o México não garante o fornecimento de alimentos ou água para quem está aguardando o retorno ao Brasil e que nem mesmo o direito a uma chamada telefônica é respeitado em alguns casos. Quem fica retido no país precisa dividir acomodações com outros migrantes, além de ter que dormir em colchonetes plásticos, ou mesmo em bancos de concreto. Leia mais no gazetanews.com