EUA testam em humano vacina contra o coronavírus

Por

A vacina só estará disponível para uso generalizado em 12 meses.

Pesquisadores deram o primeiro passo em direção à prevenção do coronavirus testando uma vacina em humanos. A dose experimental foi testada nessa segunda-feira no Instituto Kaiser Permanente Washington Research, em Seattle.

Cientistas aguardam ansiosamente o resultado da potencial vacina desenvolvida em tempo recorde.

O primeiro participante foi um gerente de operações de uma empresa de tecnologia. Outros 45 voluntários estão na fila para receber a vacina, que será aplicada em duas doses, com um mês de intervalo.

Mas os pesquisadores advertem que mesmo que a pesquisa corra bem, a vacina só estará disponível para uso generalizado de 12 a 18 meses, disse o Dr. Anthony Fauci, do National Institutes of Health dos EUA.

Alguns dos voluntários saudáveis foram cuidadosamente selecionados, com idades entre 18 e 55 anos. Eles receberão doses mais altas para testar a força das inoculações. Os cientistas vão coletar amostras de sangue para testar se a vacina está acelerando o sistema imunológico.

O experimento de Seattle começou dias depois que a Organização Mundial da Saúde apontou um novo surto de vírus, uma pandemia por causa de sua rápida disseminação global.

Com informações da Associated Press.