Brasileiro lidera nos EUA estudo para a cura do COVID-19

Por

Kalil trabalha no centro médico da Universidade do Nebraska

Especialista em doenças infecciosas , o médico brasileiro André Kalil, de 53 anos, é responsável pelo ensaio clínico que testa nos Estados Unidos o remédio considerado potencial para curar o Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Nascido em Bagé (RS), Kalil está nos Estados Unidos há 20 anos e trabalha no centro médico da Universidade do Nebraska, onde lidera uma equipe de profissionais que vai testar a eficácia do remédio remdesivir- uma droga experimental contra o ebola, como parte de um programa liderado pelos institutos nacionais de Saúde e atualmente a terapia mais promissora para tratar a infecção.

"Há uma carga emocional grande neste momento, com a situação da epidemia. Mas é preciso fazer a ciência correta e robusta para descobrir qual terapia funciona", afirmou o médico ao G1.

Os resultados iniciais poderão estar disponíveis em duas ou três semanas.

Segundo Kalil, até o momento, 80 pacientes têm participado do teste, com metade deles recebendo a droga e a outra metade, um placebo. Sua equipe deverá examinar os resultados nas próximas duas ou três semanas.

Entretanto, o médico brasileiro advertiu que a droga experimental tem efeitos colaterais indesejados. Leia mais no ortal gazetanews.com.