5 coisas que você deve saber sobre empréstimos pessoais antes de se aventurar nesta área...

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

saude financeira

Muitos clientes tem me perguntado a respeito de empréstimos pessoais. Com a situação do coronavírus ainda longe de ser completamente sanada, as pessoas começam a recorrer a outras alternativas. Mas antes de aplicar para um empréstimo pessoal, vamos analisar alguns pontos que eu considero muito importantes:

1. Como funcionam os empréstimos pessoais?

Empréstimos pessoais são um tipo de empréstimo parcelado. Isso significa que você Pega emprestado uma quantia fixa de dinheiro e paga com juros, em prestações mensais, durante a vida do empréstimo - que geralmente varia de 18 a 36 meses. Depois de pagar seu empréstimo integralmente, sua conta será encerrada. Se você precisar de mais dinheiro, precisará solicitar um novo empréstimo.

2. Tipos de empréstimos pessoais:

Existem dois tipos de empréstimos pessoais - garantidos e não garantidos.

* Empréstimos não garantidos não necessitam de garantia para serem aprovados. O credor decide se você se qualifica com base em seu histórico financeiro. Se você não se qualifica para um empréstimo não garantido, ou deseja uma taxa de juros mais baixa, alguns credores também oferecem opções seguras.

* Os empréstimos garantidos trabalham com garantias, como uma conta poupança ou CD. Se você não conseguir efetuar seus pagamentos, seu credor normalmente tem o direito de reivindicar seu ativo como pagamento pelo empréstimo.

3. Onde você pode obter um empréstimo pessoal?

Os bancos são provavelmente um dos primeiros lugares que vêm à mente quando você pensa em adquirir um empréstimo. Mas eles não são o único tipo de credor que oferece empréstimos pessoais.

Cooperativas de crédito, empresas de financiamento ao consumidor, credores on-line também oferecem empréstimos a candidatos qualificados.

Dica rápida: muitos credores da Internet surgiram nos últimos anos. Se você não tiver certeza se um credor é legítimo, consulte o Consumer Financial Protection Bureau ou o Better Business Bureau.

4. Impacto na sua pontuação de crédito:

Quando você solicita um empréstimo, o credor retira seu crédito como parte do processo de solicitação. Isso é conhecido como uma investigação difícil e geralmente diminui sua pontuação de crédito em alguns pontos. Portanto não saia aplicando pra muitos credores diferentes ou você vai acabar com o crédito lá embaixo.

5. Taxas de juros e OUTRAS taxas

As taxas totais podem fazer uma grande diferença em quanto você paga ao longo da vida de um empréstimo, e elas variam muito de credor para credor. Aqui estão algumas coisas a considerar.

Taxas de juros: as taxas normalmente variam de 5% a 36%, dependendo do credor e do seu crédito. Em geral, quanto melhor for o seu crédito, menor será a sua taxa de juros. E quanto maior o prazo do seu empréstimo, mais juros você provavelmente pagará.

* Taxas de originação: alguns credores cobram uma taxa para cobrir o custo do processamento do empréstimo. As taxas de originação geralmente variam de 1 a 6% do valor do empréstimo.

* Penalidades de pagamento antecipado: alguns credores cobram uma taxa se você pagar seu empréstimo com antecedência, porque o pagamento antecipado significa que os credores estão perdendo alguns dos juros que teriam ganho de outra forma.

Antes de assinar e se comprometer com um empréstimo, considere somar todos os custos associados ao empréstimo, e não apenas a taxa de juros, para determinar a quantia total de dinheiro que você será responsável pelo reembolso. E claro, verifique se você realmente precisa de um empréstimo; ou se simplesmente uma redução de gastos acirrada não vai ser melhor para você e para o seu bolso.

Uma ótima semana para todos! E mantenham-se em segurança.