Presidente Donald Trump vai pedir prorrogação do Censo 2020

O Departamento de Comércio anunciou a reabertura de centenas de escritórios do Censo em todo o país a partir de 1º de junho

Por

O censo pode ser prorrogado por mais 4 meses.

O presidente Donald Trump disse que o Census Bureau solicitará ao Congresso uma prorrogação de 120 dias - prazo que ele considera ainda insuficiente.

As revisões no cronograma de coleta de dados do Censo significam que as autoridades querem mais tempo para compilar os dados usados para distribuir membros do Congresso entre os estados, bem como os dados que os estados usam para definir os limites distritais no Congresso. A lei federal exige que esses dados sejam compilados antes do final do ano.

120 dias

Trump declarou, na segunda-feira, 13, que pedirá uma extensão no prazo do censo de 2020 - estabelecido para ser concluído dia 31 de julho e já estendido para 14 de agosto- para garantir que ele seja concluído com segurança e precisão.

"Durante este período difícil, também estamos trabalhando para garantir que o Censo de 2020 seja concluído com segurança e precisão. Podemos solicitar uma extensão, porque, obviamente, eles não podem fazer muito agora", disse Trump. O Census Bureau solicitará ao Congresso uma prorrogação de 120 dias, o que ele acha que ainda não é suficiente.

A presidente do Comitê de Supervisão e Reforma da Câmara, Carolyn Maloney (D-NY), disse que o secretário de Comércio Wilbur Ross anunciou os planos durante uma teleconferência.

O Departamento de Comércio anunciou também que poderá reabrir centenas de escritórios do Censo, a partir de 1º de junho, que terá tarefas como a realização de visitas, de porta em porta, para famílias que não responderam ao censo online ou por correio.