Europa lembra hoje vítimas do holocausto da Segunda Guerra

Por Gazeta News

campo de auschwitz arquivo ebc
[caption id="attachment_136106" align="alignleft" width="300"] Campo de concentração de Auschitz. Foto: arquivo EBC[/caption]

O Dia da Memória pelas Vítimas do Holocausto – celebrado a partir do dia 27 de janeiro de 1945, quando as tropas do Exército soviético destruíram a entrada do campo de concentração de Auschwitz, na atual Polônia -, tem uma série de atividades marcadas hoje na Europa para lembrar os horrores do Holocausto nazista.

Um dos eventos acontecerá em um dos locais das atrocidades da Segunda Guerra Mundial, o campo de concentração de Auschwitz, mas a Itália também lembra o episódio com eventos e mostras fotográficas sobre o tema.

Em Roma, uma mostra que lembra o sofrimento das pessoas nos campos de concentração nazistas e a vida dos sobreviventes, feita pelo fotógrafo Simone Gosso. O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, divulgou mensagem pelos 72 anos do fim dos campos de concentração.

De acordo com ele, é necessária a lembrança deste período porque "nesses tempos desafiadores, a memória não é apenas uma lembrança do passado, mas é o compasso para não repetir os mesmos erros no futuro, sem cair nas mesmas armadilhas que fizeram com que permitíssemos que a discriminação e o ódio se espalhassem".

Com informações da Agência Brasil