Evil Dead – Entrevista com o diretor Fede Alvarez - Cinema

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

Jana e Fede Alvarez - Evil Dead

Estreia na próxima sexta-feira, dia 5 de abril, Evil Dead (TriStar Pictures), remake dirigido pelo uruguaio Fede Alvarez, que conta a história de cinco amigos que se hospedam em uma cabana isolada numa floresta, onde descobrem o Livro dos Mortos, que liberta um demônio que possui todos que estão na cabana. O roteiro é de Fede Alvarez, Rodod Sayagues e Diablo Cody. No elenco, Jane Levy, Lou Taylor Pucci, Shiloh Fernandez, Jessica Lucas, entre outros.

Fede Alvarez chamou a atenção de Sam Raimi, que dirigiu e produziu o filme original em 1981, quando assistiu ao curta Ataque de Pânico!. Tivemos a oportunidade de conversar com Fede e falar da sua experiência dirigindo o seu primeiro longa metragem.

Jana – Como você se envolveu nesse projeto? Fede – Eu fiz um curta chamado Ataque de Pânico! em 2009 e foi um sucesso no YouTube (7 milhões de views) chamando muita atenção em Hollywood. Aí, eu encontrei com Sam Raimi, que gostaria de fazer um longa baseado no curta... nos divertimos muito e ele achou que eu seria a pessoa certa pra dirigir o remake de Evil Dead para essa nova geração. Jana – Então, podemos dizer que é um remake de Evil Dead de 1981? Fede – Na verdade, acho que podemos dizer que é um renascimento do original. A história é diferente, tem novos personagens  e não filmamos exatamente igual ao original. Algumas cenas são iguais ao filme original, mas a história em si é bem diferente. Jana – Sam Raimi se envolveu bastante no projeto? Fede – Ele esteve envolvido em todo o projeto, desde o roteiro até o produto final. Sam é especialista em filme de terror e ele conhece bem o seus fãs. Ele foi o nosso mentor, ajudou muito no roteiro. Nas gravações, ele não se envolveu muito, eu tive total liberdade para dirigir. Na edição, Sam voltou para guiar-nos e ajudar-nos a escolher as melhores cenas. Jana – Além do filme, você se inspirou em mais alguma coisa para dirigir esse filme? Fede – É claro que minha maior inspiração foi o Evil Dead de 1981, mas eu também usei como inspiração O Exorcista (1973), o filme Drácula de Bram Stoker (1992), de Francis Ford Coppola, um dos meus filmes preferidos. E também muitos filmes de terror dos anos 80. Jana – Uma curiosidade... você tem ideia de quantos litros de sangue vocês usaram nas filmagens? Fede – Nós tinhamos um caminhão no set, que tinha a capacidade de mais ou menos 200 mil litros (50 mil galões) de sangue, que usamos quase tudo em um só cena. É um filme com muito sangue... eu acho que é um dos mais sangrentos que já foi feito na história do cinema. Jana – Como foi o processo de casting? Fede – Nós queríamos novos atores, novas caras para o cinema... fizemos muitos testes com diferentes estilos de pessoas. E aí escolhemos Jane Levy, que interpretou como queríamos a protagonista. Jana – Você acha que o filme saiu como você gostaria que fosse? Fede – Sim, com certeza. Foi muito mais que eu esperava. Nós não fizemos nada em CGI, queríamos que tudo fosse bem real e aterrorizante para essa nova geração que está acostumada aos efeitos especiais. Acredito que esse seja um dos mais aterrorizantes filmes desses últimos 10 anos.